Bellinzona, na Suíça, é uma dessas cidades que, se você não ouvir alguém falar dela, provavelmente nunca vai nem pensar em conhecer. É minúscula (cerca de 17 mil habitantes e 20 km²) e menos famosa do que suas “primas” Lugano e Locarno, todas no cantão de Ticino, na Suíça. Mas os castelos em Bellinzona, no coração da Suíça, valem a visita.

E dá pra entender a “anonimidade”: Lugano fica na beira do lago com o mesmo nome da cidade; Locarno é contornada pelo espetacular lago Maggiore. Bellinzona não tem esse charme.

Cidade de Bellinzona, na Suíça.
Vista de Bellinzona a partir do castelo Sasso Corbaro.

Três maravilhosos castelos em Bellinzona, na Suíça

O que ela tem são castelos. Milhares de castelos.

Peraí, acho que exagerei, rsrs. São “só” 3 castelos em Bellinzona 🙂 Mas 3 castelos em uma cidade desse tamanho já chamam a atenção! Tanto que, no ano 2000, eles foram incluídos na lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO.

No coração da cidade fica o Castelgrande, que foi construído em 1473 e que tem uma bela torre e gramados amplos em que você consegue caminhar. É também o castelo que fica na parte de baixo da cidade.

Castelgrande e arredoresCastelgrande visto a partir do Montebello, Bellinzona.

Castelgrande em Bellinzona, Suíça.
Vista interna do Castelgrande.

Um pouco mais em cima fica o Montebello, que foi o meu favorito. Construído no século XIII, ele permite uma vista panorâmica de toda a cidade. Foi muito bacana explorar o quintal interno e as torres do castelo, mais legal ainda foi visita-lo num momento em ele estava totalmente vazio. Aliás, outro ponto alto é que a muralha da cidade passa bem ao lado dele.

Entrada do castelo Montebello
Castelo Montebello em Bellinzona, na Suíça.

Castelo Montebello em Bellinzona, Suíça.Castelo Montebello.

O menor de todos é o Sasso Corbaro, que foi construído em 1479. Ele fica encravado nas rochas 230 metros acima da cidade, o que possibilita uma visão privilegiada, incluindo os outros dois castelos.

Mas nem só de castelos vive a suíça Bellinzona

Nós tivemos pouco tempo para conhecer a cidade e focamos apenas nos castelos, mas algumas outras atividades incluem ski e snowboarding no inverno, a ponte tibetana Carasc e o mercado da cidade.

Em resumo, quando você estiver planejando sua próxima viagem ali pela Europa, Bellinzona na Suíça é uma cidade que vale a visita! Se for só pra conhecer esses belos castelos no coração da Suíça, uma tarde é suficiente. Mas se quiser explorar um pouco mais, ela pode ser um bom ponto de parada numa viagem ali na região, pois é uma cidade muito agradável.

Castelgrande e arredores em Bellinzona, Suíça.Castelgrande visto do Sasso Corbaro.   

Castelo Sasso Corbaro.